Autonomia e Flexibilidade Curricular como possibilidade de construção de uma Escola Para Todos - Avaliação no contexto da autonomia e flexibilidade curricular

Uma escola democrática e culturalmente significativa constrói-se em função de pressupostos curriculares e pedagógicos que garantam a inclusão de todos em projetos de aprendizagem bem sucedidos. À gestão burocrática e estereotipada opõe-se uma gestão contextualizada e flexível do currículo que potencie a possibilidade de se romper com o modo de ensino simultâneo, abrindo-se a possibilidade de novas práticas educativas que ocorram em espaços que promovam a cooperação entre os todos os alunos, a promoção da sua autonomia e a participação nas decisões quotidianas, aos mais diversos níveis. Nesse sentido espera-se que a escola se organize de forma a que a  gestão do tempo possa romper com o pressuposto de que se deve ensinar “tudo a todos como se todos fossem um só” e cumpra a promessa de democratização do acesso ao conhecimento numa prática mais autónoma de gestão do currículo.

Nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica passa a ser entendida como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica flexível e que tem em conta todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão ser diferentes quanto às suas finalidades e aos seus conteúdos, quanto ao tempo e ao modo de as realizarem, quanto aos recursos que se disponibilizam e/ou mobilizam e quanto às condições e aos apoios que lhes são oferecidos garantindo que todos possam aprender o máximo que lhe és possível, cumprindo a promessa que lhes fazemos quando se matriculam na escola.

Avaliação no contexto da autonomia e flexibilidade curricular


Informações:

Entidade Promotora: CENTRO DE FORMAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE CASCAIS
Formadores: Professora Doutora Ariana Cosme e Mestre Antonieta Lima Ferreira
Data de Realização da Ação: 13 de Setembro de 2018
Local de Realização: Casa das Histórias Paula Rego
Horas de Duração: 3
Destinatários: Professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (preferencialmente dos Agrupamentos de Carcavelos, Matilde Rosa Araújo, Alapraia e S. Domingos de Rana).
Horário: 10H00 - 13H00 e 14H30 - 17H30
Atenção! Esta ACD já não permite mais inscrições.